Atividades de História 2º Ano de Acordo com a BNCC: Ideias Práticas e Divertidas para Sala de Aula

 

Atividades de História 2º Ano de Acordo com a BNCC: Ideias Práticas e Divertidas para Sala de Aula

Se você é professor ou professora do 2º ano do Ensino Fundamental, já deve ter se perguntado: como ensinar História de forma significativa para crianças em processo de alfabetização? Neste artigo, vamos apresentar atividades de história para o 2º ano alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com propostas práticas, lúdicas e contextualizadas.

Vamos mostrar como trabalhar os conteúdos históricos com base no que a BNCC propõe, promovendo uma aprendizagem ativa, afetiva e crítica.


🧩 O que a BNCC diz sobre o ensino de História no 2º ano?

De acordo com a BNCC, o ensino de História no 2º ano deve priorizar a construção da identidade, a valorização da cultura e o reconhecimento das diferenças. A ênfase está no cotidiano, nas memórias, nas tradições e nos diferentes grupos sociais.

✏️ Objetivos principais para o 2º ano:

  • Compreender a noção de tempo histórico e tempo cronológico (antes/depois, passado/presente).

  • Reconhecer e valorizar diversas culturas e modos de vida.

  • Identificar e comparar formas de viver no passado e no presente.

  • Trabalhar a memória familiar e local, com histórias e objetos antigos.

  • Desenvolver a escuta, a fala e a escrita a partir de vivências históricas.


📚 Atividades de História para o 2º Ano – De acordo com a BNCC

1. Linha do tempo da minha vida

  • Objetivo: Desenvolver noção de sequência temporal e memória.

  • Como fazer: Peça que cada aluno monte uma linha do tempo com 3 a 5 fotos ou desenhos representando momentos importantes da sua vida (nascimento, primeiros passos, entrada na escola etc).

  • BNCC: EF02HI01 – Reconhecer seus dados de nascimento e sua história.


2. História de objetos antigos

  • Objetivo: Compreender mudanças no tempo e no cotidiano.

  • Como fazer: Solicite aos alunos que tragam de casa um objeto antigo (telefone de disco, brinquedo, utensílio). A classe discute: para que servia? Como é hoje? O que mudou?

  • BNCC: EF02HI03 – Comparar objetos e modos de vida de diferentes tempos.


3. Cultura e tradições locais

  • Objetivo: Valorizar a diversidade cultural.

  • Como fazer: Realize uma roda de conversa sobre festas, músicas ou brincadeiras típicas da região. Depois, proponha que cada um desenhe ou represente algo importante da sua cultura.

  • BNCC: EF02HI06 – Identificar e valorizar as tradições da comunidade.


4. Quem conta um conto…

  • Objetivo: Estimular a escuta, fala e construção da narrativa histórica.

  • Como fazer: Convide avós ou familiares para contar histórias de infância. Os alunos podem fazer desenhos ou pequenos textos sobre o que ouviram.

  • BNCC: EF02HI02 – Ouvir e recontar histórias sobre o passado.


5. Brincadeiras de antigamente

  • Objetivo: Perceber permanências e mudanças no lazer.

  • Como fazer: Apresente brincadeiras antigas como pular corda, amarelinha, pega-pega. Depois, os alunos podem compará-las com brincadeiras atuais.

  • BNCC: EF02HI05 – Reconhecer e valorizar diferentes formas de lazer ao longo do tempo.


✨ Dica extra: Use livros infantis com conteúdo histórico

Livros ilustrados são ótimos aliados para introduzir temas como diversidade, cultura, tempo e memória. Algumas sugestões:

  • “O Mundo no Black Power de Tayó” – Kiusam de Oliveira

  • “O Tempo das Coisas” – Ruth Rocha

  • “Quem tem medo do diferente?” – Blandina Franco


📝 Conclusão

Trabalhar atividades de História no 2º ano de acordo com a BNCC é muito mais do que ensinar datas ou fatos. É permitir que os alunos reconheçam suas origens, entendam o mundo em que vivem e valorizem as diferenças.

Com propostas simples, afetivas e conectadas à realidade da criança, é possível desenvolver habilidades essenciais e formar alunos conscientes da sua história e da história do outro.


🔗 Sugestões de leitura complementar:


💬 Deixe seu comentário!

Você gostou dessas sugestões? Tem alguma outra atividade que funciona bem com seus alunos? Comente abaixo e compartilhe com outros professores!


📥 Baixe este conteúdo em PDF

Quer receber o conteúdo pronto em PDF para imprimir ou usar em sala? Inscreva-se na nossa newsletter gratuita e receba direto no seu e-mail!

Comentários