Atividades e Questoes sobre Revolução Inglesa

 Olá, hoje vamos ter acesso a algumas atividades sobre a Revolução Inglesa. Essas questões sobre revolução inglesa podem ajudar você professor e também aos seus alunos. 

Para muitos historiadores, o Iluminismo tem forte influencia neste movimento do século XVII, a Revolução Inglesa (que, entre 1642 e 1689, divide-se em: Guerra Civil, Republica de Cromwell, Restauração Monárquica e Revolução Gloriosa).

Foi em meio a este acontecimento que nasceu a critica ao Antigo Regime, sobretudo representado, no caso inglês, no absolutismo dos Stuarts, reis que passaram a ser atacados pelo parlamento, parte da Nobreza e a burguesia puritana.


Questões sobre Revolução Inglesa do Século XVII (1640-1689)


1) O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:


a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos

b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os

privilégios da aristocracia proprietária.

c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído

com a execução de Henrique VIII.

d) pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos

cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.

e) pelo avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos,

mantenedores da ordem feudal.


2) O que foi a "Petição dos Direitos"?



3) Explique a guerra civil na Inglaterra de 1640 a 1649?



4) Quais os interesses da burguesia e de Cromwell ao criar o Ato de Navegação?



5) Quem eram os Niveladores e os Escavadores na República de Cromwell?



6) Explique porque a classe dos Gentry será considerada como burguesia liberal?



7) Explique porque Carlos I não aceitou a "Petição dos Direitos".



8) Quem eram os "Cabeças Redondas" no Parlamento Inglês?



9) Por que Cromwell governava para o Parlamento burguês?



10) Quem foi Guilherme de Orange?



11) Por que a Revolução Gloriosa foi importante para que a Inglaterra chegasse a Revolução Industrial.




Questão 12 – (Unesp) … o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.

O autor do texto está se referindo:

a) à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.

b) ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.

c) ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.

d) ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.

e) às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.


Questão 13 – (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:

c) Restauração Stuart

d) República Puritana

e) Revolução Gloriosa

a) Monarquia Absolutista

b) Monarquia Constitucional


14.  (G1 -IFCE 2011)  A  Revolução Inglesa  do século  XVII  foi  um movimento  com características religiosas, políticas, econômicas e  sociais. Do ponto de  vista  institucional, ou seja,  político, foi uma luta entre

a) a burguesia e a nobreza progressista. 

b) o Parlamento e o Estado absolutista.

c) os católicos e os anglicanos. 

d) a pequena burguesia mercantil e a alta burguesia industrial.


15. Em relação à economia portuguesa, nos séculos XVII e XVIII, pode-se afirmar que

a) se subordinou à economia inglesa, notadamente a partir do Tratado de Methuem, assinado em 1703.

b) expandiu suas áreas de interesse, tornando-se a principal potência capitalista no período.

c) se consolidou como líder da navegação internacional e das práticas econômico financeiras.

d) se voltou para a economia de subsistência, devido à grave crise social e econômica que a nação vivenciava.


16) Correlacione as formas de produção às suas características:

FORMAS DE PRODUÇÃO:

1. Artesanato

2. Manufatura

3. Maquinofatura 

Produção em estabelecimentos específicos ( ............................) • O manufatureiro fornece a matéria-prima e contrata os trabalhadores. (.............................) • O trabalhador é um produtor independente. ( ............................) • Processo de produção manual. ( ............................) • Produção dividida em etapas. ( ............................) • Os meios de produção pertencem ao trabalhador. ( ............................) • Os meios de produção pertencem ao empresário. ( ............................) • A produção pode ser feita em casa. ( ............................) • Utilização de máquina complexas. ( ............................)




https://colegioexemplo.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Historia-2-medio-ano-atividade-semanal-02.04.pdf

https://beduka.com/blog/exercicios/exercicios-sobre-a-revolucao-inglesa/

https://docplayer.com.br/51137846-Questoes-comentadas-da-revolucao-inglesa-puritana-e-gloriosa.html

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244785/4104876/H8._2.BIM_ALUNO_2.0.1.3..pdf

Comentários