As Revoltas Camponesas na Idade Média

           História Curiosa: A Revolta Camponesa de 1381

 

As Revoltas camponesas na Idade Média. Neste artigo nós vamos descobrir o que foram as Revoltas camponesas. Este pequeno resumo sobre as revoltas camponesas na Idade Média vai ser esclarecedor.

Podemos dizer que a Baixa Idade Média (Feudalismo) foi marcada pela mudança da ordem socioeconômica instituída pelo feudalismo.

A economia

A economia que era, predominantemente agrícola e subsistente, perdeu espaço para o ampliação das populações.

Esta população feudal não mais poderia ser sustentadas pela baixa produtividade  agrícola do período.

Além das propriedades feudais surgiam os Burgos que com a sua fabricação de manufaturas e a circulação de moedas convergiam no renascimento do comércio.

Durante alguns séculos da Baixa Idade Média (X – XV), o equilíbrio econômico e social, decorrente das Cruzadas e o crescimento comercial propiciaram um período de relativa abundância.

No entanto, a epidemia de Peste Negra na Europa Medieval provocou a violentíssima ação de retração econômica e populacional.

Desta forma, a mão-de-obra livre se tornou ínfima e, logo, dificultou a estabilidade entre a produtividade agrícola e a procura pelo alimento.

A Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos: Consequências

         Peste Negra: o que foi, resumo, sintomas e origem - Toda Matéria

No século XIV, como consequência da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos, ocorreu uma redução da produtividade agrícola.

Isso acabou ocasionando a falta de alimentos e, consequentemente, fome por grande parte da população da Europa Feudal.

Junto a condição social instável, os senhores feudais passaram a ampliar as taxas de impostos sobre os camponeses.

As Revoltas Camponesas: O início 

                       Revoltas Camponesas - Brasil Escola


Ao mesmo tempo em que estes fatores contribuíram para que as relações entre servos e senhores feudais entrassem em apuros, devemos evidenciar, igualmente, que as transformações climáticas ocorridas nessa era tiveram grande influência para a deflagração de várias revoltas camponesas.

Como já foi dito anteriormente, esta condição de penúria levou a diversas revoltas camponesas e ataques aos senhores feudais.

Esses fatos ficaram conhecidos como Jacqueries, que significava “Jacques bom homme” (Jacques, o simples), alcunha pejorativa oferecido aos camponeses pela aristocracia.

A agitação resultou em uma violenta resposta dos nobres. O combate entre os dois estamentos sociais resultou no falecimento de aproximadamente 20.000 camponeses franceses.

Não se limitando a um evento acontecido em solo francês, a decomposição da ordem feudal igualmente surtiu efeito na Inglaterra.

No ano de 1381, John Ball e Walt Tyler
, organizaram um exército de camponeses que dominaram as cidades de Kent e Essex. Partindo para Londres, os revoltosos foram recebidos pelo rei.

A Formação das Monarquias Nacionais

               Conheça as 5 principais características do absolutismo - Significados


É fato, que as revoltas tiveram grande influência para que a ação de surgimento de algumas monarquias nacionais europeias acontecesse.

O perigo vivido pela camada detentora de terras (aristocracia) favoreceu a formação de grandes exércitos comandados pelo  domínio de um rei.

Para Além disso, tais revoltas abrem nossos olhos para o discurso comum e imobilista que costuma narrar a época Média como uma fase estável e sem de transformações históricas.

Neste ínterim, também podemos perceber que as revoltas camponesas contribuíram para a passagem da Europa da Idade média para a idade moderna.

Espero que este artigo possa ter ajudado. Compartilhe com um amigo(a) e até a próxima!!

Comentários